Portal da Diretoria de Educação Aberta e a Distância

Logomarca IEAD
Logomarca da Unilab
INSTITUCIONAL

Instituto de Educação a Distância – IEAD.

Publicada no Diário Oficial da União em 11 de maio de 2018, a portaria nº 532/2018, do reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), cria o Instituto de Educação a Distância (IEAD) da UNILAB. O IEAD desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na modalidade a distância e substitui a Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAAD) que existia desde a fundação da UNILAB em 20 de julho de 2010, portanto a educação a distância na UNILAB acumula 8 anos de experiência.

Mudanças na prática

A instituição do IEAD foi de suma importância para consolidação e expansão do EaD na UNILAB, permitindo a lotação direta de técnicos administrativos, bem como a contratação de professores lotados no IEAD, visto que o instituto é uma unidade acadêmica, esta mudança também permite a oferta de cursos diretamente pelo IEAD, ou em cogestão com outros institutos, ampliando assim a capacidade de oferta de cursos na modalidade a distância.

O IEAD foi criado para a promoção de novos cursos e o apoio a todas as atividades que tratam de educação a distância na UNILAB, como a co-gestão dos cursos já existentes na modalidade EaD em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e os cursos que já estão em implantação, os 20% de educação a Distância nos PPCs (projeto pedagógico do curso) dos cursos presenciais

Atualmente cincos docentes estão lotados ao IEAD que contam com apoio da equipe já consolidada de servidores técnico-administrativos em Educação e terceirizados, profissionais que já trabalham com Educação a Distância na universidade e que são capacitados desde o início da criação dos cursos a distância na UNILAB.

Com a mudança, o IEAD terá mais autonomia e poderá celebrar termos de cooperação técnica e planos de trabalho para co-gestão dos diferentes cursos que tenham a educação a distância como foco. A toda comunidade da UNILAB será permitido um maior número de capacitações na modalidade a distância, tornando uma parceria mais forte no âmbito acadêmico, de pesquisa e extensão.

Atualmente, o IEAD disponibiliza cursos com fomento do Sistema Universidade Aberta Brasil Capes (UAB/CAPES), ao qual a universidade faz aderência através do termo de compromisso e plano de trabalho, o fomento se dá por meio de bolsas aos professores e valores por aluno/ano, por exemplo.

Outro ponto a ser enfatizado é o impacto positivo que a educação a distância tem na expansão da interiorização e internacionalização do ensino superior e democratização do acesso ao ensino. A UNILAB promoverá ainda mais a interiorização e internacionalização com o planejamento da abertura de novos polos nos países parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Números

Ao final de 2018 teremos acordos para ofertas de cursos EAD pela UNILAB com 16 cidades, sendo 15 no estado do Ceará e uma na Bahia.

 

A abrangência da educação a distância da UNILAB é dada a partir da oferta dos cursos atuais de bacharelado em Administração Pública e especializações em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Saúde da Família; e Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos.

No último edital da CAPES 05/2018, deferimos um adicional de 950 vagas para novos cursos de especialização:

  • Gênero, Diversidade e Direitos Humanos;
  • Literaturas Africanas de Língua Portuguesa;
  • Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o ensino fundamental e médio;
  • Gestão em Saúde;
  • Saúde da Família.

Atualmente o IEAD tem 2000 alunos ativos em cursos na modalidade EAD, com o início dos novos cursos em 2018 e 2019, teremos um adicional de 950 alunos. Totalizando quase três mil  alunos entre Ceará e Bahia.
O IEAD planeja a realização de novos cursos na modalidade EAD e presencial, especialmente a graduação em mídias digitais, especialização em criação de jogos e diferentes cursos de pesquisa, ensino e extensão, sendo nosso foco também a sociedade parceira nos diferentes polos de atuação que já se tem acordo de cooperação técnica, principalmente para ensino de programação para crianças em idade escolar ou a preparação de jovens no empreendedorismo com ensino de automação embarcada.

Para 2019 o IEAD vai ofertar disciplinas eletivas de pré-cálculo, pré-física, além da produção de vídeos temáticos para plataforma aberta como: gênero, institucional UNILAB, institucional Brasil para alunos estrangeiros, matemática básica, física básica, cálculo básico, estes vídeos serão produzidos em parceria com a Rede de Instituições Públicas de Educação Superior – RIPES para melhor preparar alunos estrangeiros para estudar no Brasil.

Equipe:

Instituto de Educação a Distância
MARIA CRISTIANE MARTINS DE SOUZA – Diretora de Educação Aberta e a Distância
EMÍLIA CHAVES – Coordenadora Adjunta UAB
KEULIANE DA SILVA NOGUEIRA – Assistente em Administração
VICENTE ARAÚJO SILVA FILHO – Assistente em Administração (São Francisco do Conde)
ANA CRISTINA COSTA PEREIRA BARROS – Assistente de Apoio a Gestão

Núcleo Pedagógico EAD
ANTÔNIO CARLOS DA SILVA BARROS – Gerente do Núcleo Pedagógico
JHECK MARVAN DE ALBUQUERQUE COSTA – Assistente em Administração
ANA PAULA VIEIRA GOMES – Assistente em Administração

Apoio aos Polos
DANYELLE DE LIMA TEIXEIRA – Assistente em Administração

Setor de Tecnologia da Informação
ALLBERSON BRUNO DE OLIVEIRA DANTAS – Chefe do Setor
ANTONIO MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA – Administrador AVA
JACKSON UCHOA PONTE – Técnico de Tecnologia da Informação

Núcleo Estratégico Operacional
MÁRCIA ROBERTA FARIAS – Chefe do Núcleo
ANA HÉRICA BRASIL FIGUEIREDO – Técnica em Assuntos Educacionais
ELAINE VIGIANNI OLIVEIRA TEIXEIRA – Assistente em Administração
FRANCISCO GEORGE DE OLIVEIRA DIAS – Assistente de Apoio a Gestão
FRANCISCO JOSÉ ALVES DA SILVA – Assistente de Apoio a Gestão

Secretarias de Curso
ANA PAULA LOPES FERREIRA – Assistente de Apoio a Gestão
FRANCISCO LINDOLFO CASTRO GOMES – Assistente de Apoio a Gestão
ISAURA ABREU LOPES – Assistente de Apoio a Gestão


Campus da Liberdade, Avenida da Abolição, nº 03, Centro, CEP: 62.790-000 – Redenção – CE – Brasil
Instituto de Educação a Distância - IEAD
e-mail:iead@unilab.edu.br
Telefones:
Secretarias de curso - 3332-6159
Núcleo Estratégico Operacional - 3332-6157
Núcleo de Projetos - 3332-1750
Diretoria do Instituto de Educação a Distância - 3332-1481
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2019 - DTI / Unilab