Portal da Diretoria de Educação Aberta e a Distância

Logomarca IEAD
Logomarca da Unilab
EQUIPE “CIÊNCIA É 10” REALIZA AULA INAUGURAL EM MAIS TRÊS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

17 de março de 2020 | Pubicado em: Notícias, Notícias em destaque.

Dando continuidade às cerimônias oficiais de abertura da Especialização semipresencial “Ciência é 10” – C10, uma equipe do Instituto de Educação a Distância – IEAD saiu em missão no último final de semana para realizar as aulas inaugurais do C10 em mais três polos de apoio presencial. A comitiva foi formada pela Coordenadora do C10 na Unilab, Professora Márcia Barbosa de Sousa, pela Vice-Coordenadora do Curso, Professora Vanessa Lúcia Rodrigues Nogueira, e por dois Servidores TAE do Instituto, Rafael Cipriano e Rosana Braga Reis (intérprete de libras e assistente em administração, respectivamente). Iniciando as visitas na sexta-feira (13) e encerrando no sábado (14), o grupo visitou os Polos UAB dos municípios de Quiterianópolis, Boa Viagem e Canindé.
Os polos já haviam recebido visita da Unilab no segundo semestre do ano passado, quando foram considerados aptos a executar a demanda deste Curso, ofertado nacionalmente pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB e Instituições de Ensino Superior selecionadas. O Ciência é 10 tem por característica ser uma Especialização Semipresencial diferente: voltada para professores que lecionam conteúdos de ciências na rede pública de ensino, o curso incentiva o aluno-docente a transformar a própria sala de aula em laboratório. Além disso, as avaliações têm caráter prático, voltadas para metodologias ativas e seminários. A aula inaugural teve caráter obrigatório e contou como atividade presencial.

Expectativas

Em todos os municípios visitados, o clima foi de expectativa alta em relação ao desenrolar do curso, visando o desenvolvimento dos estudantes e da própria educação pública das localidades. Em Boa Viagem, a equipe IEAD foi recebida pela Coordenadora do Polo UAB, Rocinauda Araújo, e também pelas autoridades locais, a prefeita Aline Cavalcante Vieira e a secretária municipal de educação, Maria Dias.

Em Canindé, a aula inaugural do C10 marcou também a fase de reativação do Polo UAB da cidade, antigo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) que, segundo a Coordenadora Diana Célia Gomes, volta a funcionar com o foco voltado para a formação de professores.
Em Quiterianópolis, a noite da visita foi marcada por chuva abundante que sangrou açudes da região e deixou algumas áreas ilhadas. Não obstante, os alunos c10 que compareceram mostraram empolgação quanto a singularidade da especialização recém-iniciada. No vídeo abaixo, os professores de ciências e alunos C10 Marcos Mota e Ranieli Silva compartilham um pouco dessa perspectiva:

Ranieli Silva e Marcos Mota
Polo C10 – Quiterianópolis
 

Especificidades

Segundo a Professora Márcia Barbosa, o Curso é muito mais uma troca entre os Professores Formadores (docentes das Unilab das áreas de Química, Biologia e Física, todos com grau de doutorado) e os alunos (Professores da rede pública) do que uma “passagem” de conhecimento. Boa parte dos alunos matriculados no C10 também já possuem outras especializações, mas optaram por cursar o Ciência é 10 devido ao seu caráter diferenciado.
Em Canindé, as alunas-professoras reafirmaram que o Ciência é 10 é uma porta para a readequação do conhecimento à realidade da escola pública, em depoimentos como: “As escolas municipais não têm laboratório na nossa área. Na prática, a gente tem que se virar pra sair do blá blá blá” ou “minha formação é em Geografia. A ciência no 6º ano é totalmente voltada para a Geografia – já a do 7º ano, não! Quando eu vi o Ciência é 10, entendi que precisava me atualizar”.

Próximos passos

Além dos Polos UAB de Quiterianopolis, Boa Viagem e Canindé, o Ciência é 10 também está sendo ofertado pelo IEAD-Unilab em Redenção (cuja aula inaugural aconteceu no final de semana anterior) e em São Francisco do Conde, na Bahia, que terá sua aula inaugural em breve. O novo polo UAB de Aracati, conveniado a Unilab, também prevê oferta dessa Especialização.


Instituto de Educação a Distância - IEAD
Rodovia CE-060, Km 51, s/n, 62785-000, Acarape - CE
UNILAB, Campus Palmares, Bloco II, 1º andar, sala 112
iead@unilab.edu.br

Telefones:
Diretoria - (85) 3332-6161
Coordenação UAB - (85) 3332-6171
Secretarias de Curso - (85) 3332-6159
Seção de Produção de Material Didático e Comunicação - (85) 3332-6157
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2020 - DTI / Unilab